28/04/2018
Interpump Hydraulics Group – Tomada de força com três calibrações para caminhões

Diesel International (Supplement N.2 February 2017)

 

A Interpump Hydraulics Gruoup completa a sua gama de oferta adicionando à tomada de Força Efp2 duas outras calibrações, o EFP-1 para motores até 720 HP (529,4 kW) e o o EFP-3 para motores até 220 HP (161,7 kW). Cada modelo está disponível em três versões com torque e relação diferentes. Com essas novas versões de calibração, a Interpump renova sua gama de tomadas de força para caminhões e veículos comerciais (PTO – Power Take Off).

 

Essa dinâmica companhia baseada em Bologna, no coração da famosa região conhecida como Emilia Romagna Motor Valley, na Itália, introduziu a em sua linha de produtos a nova tomada de força EFP-2 (Sae 2) projetada para veículos de até 397 kW (540 HP). A seguir, logo alguns meses depois, seus irmãos mais velho e mais jovem foram oficialmente introduzidos no mercado: o modelo EFP-1 (Sae 1) para motores até 529,4 kW (720 HP) e o modelo EFP-3 (Sae 3) para motores até 161,7 kW (220 HP).

 

Enquanto a tomada de força modelo EFP-1 é implementada desde janeiro de 2017 como equipamento original em alguns dos principais fabricantes de caminhões, o debutante modelo  EFP-3 foi sofreu um pequeno atraso para que houvesse uma adaptação perfeita para as diferentes geometrias de flange típicas do seu mercado.

 

Os três modelos diferentes de tomadas de força, para diferentes potencias, estão disponíveis em três versões cada baseado na relação de velocidade e saída de torque (1: 1,02 ; 1:1,27 e 1: 1,56). No topo da faixa, o EFP-1 fornece uma saída máxima de 392 kW na proporção de 1: 1,02 e torque máximo de 2.500 Nm (2,000 Nm a 1: 1,27 e 1,600 a 1,56). A mesma lógica com torque inversamente proporcional para a mesma taxa de velocidade, aplica-se aos modelos EFP-2 e EFP-3, entregando 127 kW e 63 KW de potência máxima de kW.

 

Focando no modelo EFP-1, projetado para caminhões pesados, sua relação "rápida" de 1: 1,56 (PTO a 1.560 rpm, motor a 1.000 rpm) é uma solução especificamente projetada para aplicações como bombas hidráulicas para caminhões de combate a incêndio, bombeiros. Por outro lado, a relação "lenta" é tipicamente destinada a aplicações como caminhões betoneira, misturadores, ou caminhões para coleta de lixo, os caminhões coletores.

Nos novos modelos a bomba interna usa o óleo de lubrificação para engate de embreagem, sem engajar o sistema de ar comprimido do veículo. Os modelos Efp-1, Efp-2 e Efp-3 não usam a recentemente patenteada tecnologia “silent Iph”, pela qual a redução de ruído é garantido por engrenagens low-play e um amortecedor capaz de reduzir vibrações rotacionais entre o volante do motor e a tomada de força - PTO. As tomadas de força oferecem ainda um freio de saída para eliminar o torque de embreagem remanescente. Tal solução é implementada como padrão de série em versões de relação rápida, geralmente usadas em circuitos de baixa inércia.

 

No Brasil a Interpump Hydraulics Group, maior fabricante mundial de tomadas de força é detentora da Interpump Hydraulics Brasil, empresa que fabrica as marcas Takarada, Walvoil e Osper. Assim, além de todo o portfólio de produtos das empresas do grupo no mundo, no Brasil são fabricadas uma ampla linha de tomadas de força, bombas hidráulicas, kits hidráulicos, centrais eletro hidráulicas (powerpack), comandos hidráulicos, válvulas hidráulicas, mangueiras e cilindros hidráulicos.

Mais informações: www.interpump.com.br / www.interpumpgroup.it